Questões Sociologia
1. Diferencie mito, senso comum, filosofia, teologia e ciência.
R: MITO: É o estado da consciência de um povo sobre si mesmo e sobre a realidade que o circunda, que representa, o modo de ser (cultura) desse povo, repetido e reafirmado para si mesmo e perante os outros povos. As histórias mitológicas eram narradas de geração em geração, não só como forma de fortalecer sua identidade cultural perante os demais povos da época, mas sobretudo como modo de expressar sua concepção de mundo, de sociedade, de economia, etc. O mito serve como autoafirmação da identidade do povo para si mesmo, como conjunto simbólico e de práticas sociais que legitimam seu modo de vida. O mesmo se pode dizer a respeito do mundo do trabalho: conceber a atividade laboral como punição e afastamento do estado de graça dos deuses, espécie de expiação pela presunção humana perante a divindade, equivale a identificar o trabalho como atividade indigna do homem livre e culto.
SENSO COMUM: O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. O mesmo é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
FILOSOFIA: Com o passar dos séculos, com o aparecimento das primeiras cidades gregas (as polis), cujo aparecimento expressa a formação de uma sociedade mais complexa, os primeiros filósofos estavam aptos a tentar uma nova explicação da realidade, agora com preocupação em oferecer para essas explicações, fundamentos racionais e não divinos ou simplesmente baseados no senso comum. Estamos diante do nascimento da filosofia, por volta do Séc.