Questões de história
A diversidade regional e política, típica do feudalismo, com os vários feudos e seus poderes locais, constituía um estorvo ao comércio, na medida em que diversos senhores interferiam nas relações comerciais, cobrando impostos dos mercadores.
2 - Explique o que foi essa comunhão de interesses entre rei e burguesia. Por que era importante o fortalecimento do Estado.
Para o grupo de burgueses europeus, ou seja, os comerciantes, artesãos e banqueiros, seria conveniente um poder centralizado que impusesse normas e facilitasse o comércio, sobrepondo-se aos poderes locais. Assim, para garantir a autoridade do monarca, contribuíram para a formação de um exército mercenário a serviço do Estado.
3 - Explique como os reis franceses (Felipe II e IV, Luís IX) fortaleceram o poder monárquico no país, lançando as bases para o Estado Moderno.
Felipe II iniciou a cobrança de impostos em todo o território francês, seguida da montagem de um poderoso exército que garantiria o poder real e o domínio de um território unificado.
Luís IX organizou uma rede de tribunais reais e instituiu uma moeda de circulação nacional.
Felipe IV criou a assembleia dos Estados Gerais sob o primado da soberania real, e aprovou taxação sobre os bens da igreja.
4 - O que foram os "Jacqueires"?
Foram revoltas camponesas contra o aumento da exploração dos senhores feudais, ocorreram no norte da França, entre 28 de Maio e 24 de Junho de 1358.
5 - Relacione a figura história de Joana D'árc à formação de um sentimento de identidade nacional Francesa. Joana dizia-se enviada por Deus pra guiar os franceses na expulsão do exército Inglês, participando então de vários conflitos. Em 1430, foi acusada de heresia e condenada à morte. Por sua coragem e determinação, os franceses a destacavam como uma força vinda do povo, encarnação viva da nação, da unidade