questões de geografia prontas
1- Após a construção de Brasília e a expansão da agricultura nas regiões de cerrado, a área central do Brasil passou a ser vista como o celeiro do país devido ao destaque de quais atividades econômicas:
a) Extração de minérios.
b) Produção industrial em baixa escala.
c) Agricultura e pecuária comerciais.
d) Manufatura.
e) Atividade cafeeira. 2- Existem grandes cidades que apresentam dinâmicas econômicas e transformações espaciais intensas, na Região Centro-Sul e ao mesmo tempo áreas estagnadas economicamente como é o caso das “cidades mortas” que estão localizadas:
a) No Vale do Ribeira (Sul de São Paulo)
b) Na cidade do Rio de Janeiro
c) Em santos (Estado de São Paulo)
d) No Vale do Paraíba (Estado de São Paulo)
e) Em Vitória (Espírito Santo)
3- Na região Centro-Sul, a região denominada de megalópole ou centro econômico do país é a área que apresenta a economia mais dinâmica do Brasil especialmente:
a) Pela influência da localização.
b) Pela produção mecanizada.
c) Pela exportação de produtos.
d) Pela produção em grande escala.
e) Pelo setor industrial e de serviços.
4- No período colonial, a principal atividade econômica desenvolvida na área que atualmente é o Sul do Brasil esteve ligada à:
a) Produção açucareira.
b) Pecuária extensiva.
c) Produção cafeeira.
d) Mineração
e) Produção industrial.
5- Os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo fazem parte de qual mesorregião do Centro-Sul:
a) Sul.
b) Noroeste.
c) Megalópole.
d) Nordeste.
e) Oeste.
6- No século XIX , quando o café se desenvolveu em São Paulo, o Brasil meridional ainda era uma área pouco povoada. Com a intenção de ocupá-la o Império Brasileiro estimulou a imigração, esse movimento migratório tinha como objetivo a ocupação definitiva das terras. Pode se afirmar como principal marco nesse processo de ocupação:
a) Oferta de trabalho salariado.
b) Boas condições de vida.
c) Distribuição de pequenas