questões de filosofia
Quer dizer que há na prática democrática e nas ideias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber.
2-Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito alem de sua regulamentação jurídica formal?
Significa que os cidadãos são sujeito de direitos e que, onde tais direitos não existem nem estejam garantidos, tem o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia.
3-Explique em que medida um direito difere de uma necessidade ou carência ou de um interesse.
Uma necessidade ou carência é algo particular e especifico. Alguém pode ter necessidade de água, outro de comida. Há tantas necessidades quanto indivíduos, tantas carências quanto grupos sociais. Um direito, ao contrário de necessidade, carência e interesses, não é particular e específico, mas geral e universal, válido para todos os indivíduos, grupos e classes sociais.
4-Com base na resposta da questão anterior, em que momento podemos dizer que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democrática?
Dizemos que uma sociedade (e não um simples regime de governo) é democrática quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
5-a democracia grega era direta; a moderna é representativa. O que isso significa?
Em Atenas aquele que eram considerados cidadãos participavam diretamente das assembleias e decidiam os rumos políticos da cidade. Havia, portanto, em Atenas, uma democracia direta. Em nossa época, a democracia direta praticamente não existe mais. Os Estados