Questões de Filosofia
1- Por que a lógica não entra na classificação aristotélica das ciências?
R: Por que para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem pratica nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
2- No pensamento aristotélico, quais as principais características da lógica?
R: A lógica possui as seguintes características: Instrumental: é o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito; Forma: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com objetos referidos pelo pensamento, apenas com forma pura e geral dos pensamentos. Propedêutica: Devemos conhecer antes de iniciar uma investigação cientifica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento; Normativa: fornecem princípios, leis regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro; Doutrina da prova; Estabelecem condições e fundamentos necessários de todas as demonstrações. Permite verificar conseqüências necessárias que delas recorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa. Geral e atemporal; formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstancias, ma são universais, necessárias e imutáveis.
3- Qual é o objeto da lógica?
R: O objeto da lógica é a proposição, que exprime, por meio de linguagem, os juízos formulados pelo pensamento. É atribuída de um predicado a um sujeito: S é P.
4-Que são e quais são as categorias?
R: Aristóteles define os termos ou categorias como “aquilo que serve para designar uma coisa”. 1. Substancia: (por exemplo, homem, Sócrates, animal.); 2. Quantidade (por exemplo, dois metros de comprimento); 3.Qualidade (por exemplo, branco, grego, agradável); 4.Relação (por exemplo, o dobro, a metade, maior do que) 5. Lugar (por exemplo, em casa, na rua, no alto); 6.Tempo (por exemplo, ontem, hoje,