Embriologia Unirio
Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células. Estas células resultantes são embrionárias, denominadas blastômeros, e tornam-se menores a cada divisão por clivagem.
2. Descreva ou esquematize um blastocisto.
Estado de desenvolvimento do embrião em animais caracterizado quando o embrião possui mais do que 64 células, uma camada central chamada blastocele. Neste momento do desenvolvimento do embrião ocorre a nidação.
3. Quais as funções do sinciciotrofoblasto?
Abrir caminho na parede do endométrio para a implantação do blastocisto durante a primeira semana de gestação, além de no final da segunda semana se juntar com os citotrofoblastos e a mesoderme formar o córion. Ele produz Gonadotrofina coriônica humana (hCG).
4. O que você entende por embrião didérmico?
Embrião que se apresenta formado por duas camadas de células: a endoderme e a ectoderme.
5. O embrião didérmico é constituído de duas camadas. Epiblasto e Hipoblasto. O que elas formam?
As células do epiblasto formam a membrana amniótica, que fará o revestimento do saco amniótico. A migração de células do hipoblasto circundando a blastocele origina a membrana de Heuser, que revestirá o saco vitelino.
6. Qual a importância do bHCG? Por quem é produzido?
Exame de sangue para verificar gravidez através presença de Gonadotrofina coriônica humana (hCG), um hormônio de glicoproteína produzido na gravidez e que é feito pelo embrião logo após a concepção e mais tarde pelo sinciciotrofoblasto (parte da placenta).
7. Qual a importância de reação de zona e reação cortical?
O contato entre as membranas citoplasmáticas do sptz e ovócito induzem a reação cortical: exocitose das enzimas contidas nos grânulos corticais localizados na periferia do ovócito. As enzimas liberadas durante a reação cortical provocam modificações na zona pelúcida levando ao seu endurecimento e inativação dos receptores. Estas