Questões Controlo Hormonal
Regulação hormonal do sistema reprodutor humano
1. A ligeira redução de produção de testosterona, depois dos 50 anos, é acompanhada por um aumento de concentração de hormonas gonadotrofinas no sangue.
A diminuição da testosterona implica um aumento de GnRH libertada pelo hipotálamo uma vez que o teor de testosterona é detetado pelos seus recetores. A GnRH estimula a produção de gonado estimulinas, FSH e LH, pelo lobo anterior da hipófise, que são libertadas no sangue, aumentando assim a sua concentração.
2. A destruição do lobo anterior da hipófise provoca uma atrofia testicular e uma redução dos caracteres sexuais secundários.
Como a LH estimula a produção de testosterona, a qual é responsável, na puberdade, pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários e maturação dos órgãos genitais e, na vida adulta, pela manutenção destas características, a destruição do lobo anterior da hipófise levará à não produção de LH e FSH que por sua vez levará à diminuição drástica de testosterona implicando, assim, uma atrofia testicular e uma redução dos carateres sexuais secundários.
3. A remoção de testículos, em animais adultos, resulta num aumento imediato da concentração de hormonas gonado estimulinas.
O aumento da concentração de LH é seguido de um aumento da concentração de testosterona, que, por sua vez, inibe a produção de LH. A testosterona é produzida pelas células de Leydig do testículo. Assim, quando se removem os testículos, cessa a produção de testosterona que deixa de inibir a produção de LH e a concentração desta hormona aumenta.
4. A injeção de testosterona em animais castrados provoca diminuição acentuada de LH.
O aumento de concentração de testosterona, por um mecanismo de retroalimentação negativo do complexo hipotálamo-hipófise, provoca uma diminuição da concentração de LH. A injeção de testosterona aumenta a concentração de testosterona, no sangue, o que provoca o efeito atrás referido.
5. Uma mulher jovem, a quem