quarto pode
Do
filme
“O Quarto Poder “
Eng de automoção (Mecatrônica)
Nome: Jhonathan Alves De Brito
Turma: EA1Q33 RA: C15JGA-8
O filme fala sobre a história de um guarda de segurança de um museu que para recuperar seu emprego decide ameaçar a chefe com uma espingarda, na tentativa de se promover, acabando por aparecer em cena na TV a nível nacional. As conseqüências desse fato afetou todos à sua volta e trouxe transformações para a vida de muita gente. Surgiu em cena um jornalista que decidiu ajudar o guarda que, apesar de não ter tido a pretenção, acabou por estar em uma situação muito comprometedora de seu caráter.
A situação, no geral, é retratada de forma bem humorística e irônica como ocorre na manipulação, não só das pessoas que estavam se informando do acontecido, mas também do próprio guarda de segurança que muitas vezes pedia opinião do que fazer para a mídia quase como se fosse incapaz de pensar por si só, reforçando a teoria hipodérmica na situação.
Diante desse contexto, podemos observar o quanto a mídia detém poder sobre a vida das pessoas. Isso nos faz pensar sobre o papel da imprensa na sociedade e até que ponto ela influencia sobre a formação de opinião e imagem. O filme nos remete a uma reflexão sobre a conduta ética e as atitudes dos profissionais de hoje em dia, que se corrompem a troco de um furo de reportagem, de estrelismo, de pontos de audiência. A trama gira em torno de um conflito que põe em risco a segurança das pessoas a troco de atender aos interesses da emissora de TV e, com muito sensacionalismo, dominar a vida cotidiana de cada um, incluindo em seus pensamentos o que achar que deve.
Comparando aos dias de hoje, na imprensa atual mundial ocorre uma tendência à valorização do lucro em detrimento a fatores comerciais de grande importância para a sobrevivência dos meios de comunicação de massa. Isso tende a instigar as empresas e o poder público a um jogo de interesses perigoso e complexo, em torno do que