Questões - 1º - CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE
1ª AA
QUESTÃO 01
O convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade para os brasileiros, uma vez que a sociedade brasileira resulta da junção de pessoas de várias nacionalidades cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, formando a cultura brasileira. Avalie as assertivas abaixo, concluindo sobre qual delas é a mais correta.
Parte superior do formulário
Sendo as culturas produto de determinados contextos sociais, se determinada cultura é posta em contato com outra, nunca essa cultura vai se adaptar a outra para não ser sufocada ou modificada.
No Brasil, a chamada "democracia racial" é responsável pela ascensão dos afrodescendentes.
O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os iguais, já que igualdade só deve existir do ponto de vista legal, mas do ponto de vista humano
A adaptação das culturas é algo próprio de cada momento, uma vez que a sociedade se transforma conforme se constrói a História. Essa adaptação é sempre feita num clima de paz.
Uma das exigências do mundo globalizado, é o necessário convívio entre sociedades e cada vez mais esse convívio se dá em paz e harmonia.
1ª ACQF
QUESTÃO 01
Leia com atenção:
O manual do recenseador do censo demográfico de 2000 do IBGE não esclarece com muitos detalhes o que são as cores branca e preta, mas explica um pouco mais o que são as classificações amarela e indígena e diz que os pardos são aqueles que tenham alguma miscigenação: mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça. Evidentemente, estas definições do manual do recenseador não simplificam as opções das pessoas, pois, mesmo existindo uma maior facilidade para definir os extremos das cores branca e preta, o “meio de campo” fica muito indefinido.
(José Eustáquio Diniz Alves, colunista do EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado