questãosocial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
A Questão Social é história recente, iniciada na terceira década do séc. xix teve seus desenvolvimentos ao longo do séc. e inclusive na cena contemporânea, na qual contínua determinada pelas relações sociais, políticas, econômicas, culturais e principalmente pela relação capital-trabalho e suas formas de exploração e de expressão. A crise estrutural do capital que iniciou seu processo de reestruturação pós-1970, a fim de recuperar seu padrão de produção e acumulação, bem como manter sua supremacia como resposta a crise, iniciou-se um processo de reorganização do capital, a partir de alterações no processo produtivo (reestruturação produtiva), no processo de trabalho e nos mecanismos de controle e organização dos trabalhadores (metamorfoses no mundo do trabalho), além de instituir mudanças no campo da cultura e na forma de intervenção do estado (a contra reforma).
2 DESENVOLVIMENTO
O movimento societário no final do séc. xx gerou um conjunto de modificações sócio-históricas que refletem de modo particular na relação Estado e sociedade. Sobre esta relação, destacamos a transferência de responsabilidades no enfrentamento das expressões da questão social para o mercado e o chamado terceiro setor em prejuízo do estado, causando um processo de profundas modificações nas respostas ás sequelas sociais, estas últimas procedências da desigualdade histórica entre as classes.
Entretanto, a contra reforma caracteriza-se por um processo de reordenamento do Estado a partir dos interesses do capital, sem alterar a essência da sociedade burguesa e na contramão das conquistas sociais da classe trabalhadora (BERHING, 2003).
De forma mais decisiva, a partir da década de 1990, a política neoliberal subestima consideravelmente a intervenção do Estado na