questão
Max Weber, dentre outros, essa problemática é fundamental. Na Filosofia Moral esses estudos sempre foram associados aos privilégios e ao sentimento de Honra Social1. No Brasil, a questão do preconceito e da discriminação, estão implicados na associação entre a raça e classe. Esse texto pretende fazer um esclarecimento preliminar sobre esses conceitos. Karl Marx, sem dúvida nenhuma, foi um dos que mais se preocupou com os estudos das hierarquias sociais. Sua interpretação do capitalismo bem como das possibilidades de sua superação estão intimamente ligados à sua teoria das classes sociais.
Para Marx, as classes sociais são realidades objetivas decorrentes de posições que os sujeitos ocupam na esfera produtiva. A posse ou ausência do capital define o pertencimento a uma das classes fundamentais: burgueses ou proletários. Essas posições na estrutura social implicariam na criação de interesses e orientações que possibilitariam uma ação comum entre os membros de uma mesma classe. O seu conceito de classe só tem sentido no
A construção das hierarquias sociais: classe, raça, gênero e etnicidade
Márcio Mucedula Aguiar
Doutor em Sociologia. Professor na UNITRI e Católica de Uberlândia. marciomuceag@uol.com.br Resumo
A proposta central deste artigo é discutir, da perspectiva da Sociologia, a construção da intersecção das categorias gênero, classe e raça e entender como as diferenças sociais são estruturadas por hierarquias raciais.
Palavras-Chave: Hierarquias Sociais. Sociologia.
Preconceito. Discriminação
Abstract
The main proposal of this paper is to discuss, from the perspective of Sociology, the construction of the intersection of the categories: gender, class and race and understand how social differences are structured by racial hierarchies.
Keywords: Sociology. Categories. Differences.
Social Hierarchies. corpo de sua teoria geral do funcionamento do capitalismo. Essa