Questão Social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A complexidade de se buscar o conhecimento sobre o surgimento da questão social remete-se ao desafio de conhecer a realidade do Serviço Social, ficando visível e próximo ao trabalho do Assistente Social.
Segundo Castel, se viabiliza através dos desfiliados que surgem na sociedade contemporânea pelo enfraquecimento das formas de política social, pelo crescimento do desemprego e da precarização, pela impossibilidade de acesso livre aos postos de assalariados de trabalho. Sua personificação se faz não pelo vagabundo, mas pelo desemprego e pelos desempregados. Os novos desfiliados sem lugar são categorias que construíram como contraponto e reverso da situação configurada a partir do trabalho como imperativo.
Essa questão social que movimenta a mesma fábrica no sistema capitalista tardio, que vai produzindo as desigualdades sociais que se expressam através das múltiplas expressões da questão social.
A questão social traz a perspectiva de totalidade e esta segundo Faleiros se constrói a partir de uma perspectiva de longa duração na história, mas, principalmente, a partir da análise de complexidade social em suas múltiplas determinações contraditórios e articulados. A totalidade é relacional e dinâmica. É sob esse ângulo que podemos compreender as relações de forças em conflito, no processo de organização de interesses.
Portanto, é na condição salarial que aparecem as fissuras responsáveis pela exclusão é, sobretudo sobre as regulações do trabalho e dos sistemas de proteção ligados ao trabalho que seria preciso intervir para lutar contra a exclusão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A QUESTÃO SOCIAL
Antigamente as cidades eram em sistemas feudais, as pessoas viviam no campo e extremamente da agricultura. Essas foram pra cidade e com