Questão social
Siga a dieta proposta pelo médico Pierre Dukan
O que Kate Middleton, Penélope Cruz, Jennifer Lopez e o presidente da França, François Hollande, têm em comum? Os quatro aderiram a um regime alimentar que é a sensação do momento: a dieta Dukan. Apesar de ter a pegada de “coma o quanto quiser”, ela é bem restritiva, e a falta de carboidratos é sua principal característica. A rapidez no emagrecimento também é evidente.
Ela é composta por quatro fases essenciais:
1ª fase - O ataque
Começa com um ataque ao sobrepeso com proteínas puras, com baixo teor de gordura. A duração é de até cinco dias, ou seja, nada de carboidratos neste período. Alimentos que não podem faltar na 1ª fase: ovos, queijo cottage light, peitos de peru, farelo de aveia, carnes vermelhas (menos costela/vitela), peixes e crustáceos de todos os tipos (menos atum light, salmão e camarão), frango, refrigerante zero, leite de soja, água (2 litros por dia), café preto e adoçante.
2ª fase - A alternância
Logo depois, a meta a ser alcançada é o peso ideal, alternando entre refeições proteicas e de legumes e verduras. Alimentos que não podem faltar na 2ª fase: tomate, pepino, rabanete, espinafre, aspargo, vagem, repolho, couve, cogumelo, aipo, todas as alfaces, acelga, berinjela e abobrinha. Vegetais proibidos: batata, arroz, milho, grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijões. Você só pode passar para a terceira fase quando alcançar o peso que você pretende atingir.
3ª fase - A consolidação
No terceiro passo, o peso ideal é consolidado enquanto alimentos mais gordurosos e com carboidratos são reintroduzidos. A duração é uma fórmula: número de quilos perdidos vezes 10 dias por quilo, isto é, se a pessoa perder 15 kg, ela vai multiplicá-los por 10, e seguirá com a dieta por mais 150 dias. O que não pode faltar na alimentação: todos os ingredientes da primeira e segunda fase, mais pão integral e frutas (menos banana, uva e cereja).
4ª fase - A estabilização
É permitido comer tudo o que se