Questão social: no passado e na atualidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8 YASBEK, Maria Carmelita. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social no Brasil. Temporalis: Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília, v. 2, n. 3, jan/jun. 2001, p. 33-40. 8 NETTO, J. P. “Cinco notas a propósito da ‘questão social’”. Temporalis: Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília, v. 2, n. 3, jan/jun. 2001, p. 41-49. 8
1 INTRODUÇÃO
A Questão Social é o conjunto de expressões das desigualdades da sociedade. Teve inicio no século XIX na Europa, no intuito de exigir a formulação das políticas sociais em benefício à classe operária que se conscientizou da condição de exploração em que se encontrava. Onde a miséria crescia na mesma proporção em que a indústria se desenvolvia.
Antes donos de suas próprias manufaturas, com a revolução industrial passaram a trabalhar para patrões como empregados ou operários, perdendo assim a posse da matéria prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores antes artesões ou agricultores passaram a trabalhar operando máquinas que pertenciam aos donos de meios de produção e recebiam todo o lucro. Na época os salários eram baixos, o ambiente das fábricas era insalubre, as jornadas de trabalho muitas vezes chegavam a 80 horas semanais e a maioria dos trabalhadores moravam em cortiços em péssimas condições. Mulheres e crianças recebiam o mesmo tratamento, porém com salários ainda mais baixos.
Foi nesse momento em que a classe operária mesmo submetida uma degradante condição de pobreza extrema, encontrou-se mais consciente e organizou-se politicamente criando sindicatos e partidos políticos. No intuito de expor os fatos reais e cobrar do Estado respostas como a criação de políticas sociais.
2