Questão Judaico Palestina
A questão palestina é o conflito que surgiu com a criação do estado de Israel em 1948.
O conflito aconteceu por causa do confronto entre duas ideologias nazistas: o Sionismo o movimento judeu que surgiu no século XIX e que prevê a criação de uma pátria judaica e o nacionalismo árabe que tomou força com a queda do Império Otomano em 1945.
Os Judeus são um povo de origem semita que migraram que teriam migrado para a região da palestina ocupando-a por um longo tempo até que uma grave seca os teria forçado a migrar para o Egito. De lá eles retornam por volta do ano 1200a.C no episódio conhecido como “Êxodo” conquistando a região que acreditavam ser-lhes prometida por Deus e subjugando toda a palestina.
Mais tarde o reino é dividido formando os Reinos de Israel ao norte de Judá ao Sul , com capital em Jerusalém.
Os árabes são descendentes de povos nômades que habitavam a Península do Sinai e constituem uma infinidade de povos e tribos que habitavam o Oriente Próximo e o Oriente Médio. Com a unificação da Arábia surge de fato a identidade do povo árabe e um dos maiores impérios que o mundo já viu. Através da absorção de outras culturas os árabes desenvolvem as artes e as ciências, mas, com o surgimento de outras dinastias e a derrota na Península Ibérica (pelos Francos) o império se enfraquece e declina dando lugar a outros impérios que dominariam por séculos a região. O Império Turco-Otomano foi o último. Após a 1ª Guerra Mundial, ele dá lugar ao colonialismo franco-britânico na região que seria importante na criação de diversos estados nacionais.
Com o surgimento do Nazismo o Sionismo acaba tomando força e os Judeus migram para a Palestina. No começo o Sionismo é tido como loucura até mesmo para os Judeus, mas a ideia de reunir todos os judeus dispersos pela Diáspora acaba conquistando a todos, até que por fim, a ONU proclama a criação do Estado de Israel, em 53% do território da Palestina, e do Estado da Palestina, em 43% do