Artigo sobre selo casa verde caixa
Desafios da Construção Sustentável.
Kamila Fernandes Prestes
Curso: Arquitetura e Urbanismo Fase: 3
O estudo de caso desenvolvido neste artigo tem como foco mostrar algumas das ações principais que um empreendedor deve adotar para estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Caixa para se enquadrar na viabilização do Selo Casa Azul para o empreendimento, irá se estudar o que o empreendimento necessita para se enquadrar nos projetos habitacionais apresentados à CAIXA para financiamento ou programas de repasse.
O artigo busca mostrar essas ações do ponto de vista socioambiental e analisar se com o selo, a construção de fato se torna sustentável e acessível como sugere o guia disponibilizado pela caixa para se estudar e adequar projetos ao Selo.
Há cerca de 250 anos, a sociedade industrial mostrava seus primeiros sinais de vida, e os conhecimentos científicos impulsionaram o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida do ser humano. Porém junto a isso surgiu à crise que foi desencadeada pelo crescimento continuado da produção de bens de consumo. São poucas ainda as pessoas que percebem que as ações do dia a dia são fundamentais para a sustentabilidade global.
A construção civil é o principal consumidor de recursos naturais. “Os EUA estimam que 70% dos materiais consumidos vão para a construção” (Matos & Wagner, 1998).
Então, o desenvolvimento sustentável exige certas ações como uma desmaterialização da economia e construção – construir mais usando menos materiais; e a substituição de matérias primas naturais por resíduos, reduzindo a pressão que a extração de materiais exerce sobre a natureza e também reduzindo o volume de materiais nos aterros.
O Selo Casa Azul da CAIXA, é um instrumento de classificação socioambiental de projetos de empreendimentos habitacionais, que busca reconhecer empreendimentos que adotam soluções mais eficientes aplicadas à construção, que objetiva incentivar o uso racional