QUESTÃO DE PALMAS
Trabalho apresentado por: Joaquim Capela Dias.
INTRODUÇÃO
Não possuo formação acadêmica de Historia ou Jornalismo, portanto este trabalho e apenas uma ousadia no campo da experimentação e da especulação. A verdadeira intenção é relembrar fatos regionais da História do Brasil e que, infelizmente, nos esquecemos ou não somos instruídos em nossas escolas.
No dia 05 (cinco) de Fevereiro de 1895 (109 anos (2004)) findou o que ficou conhecido como a QUESTÃO DE PALMAS (ou Questão das MISSÕES) que teve como palco à região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Portanto, um fato histórico que determinou a atual condição da região onde hoje moramos (inclusive Cascavel (Oeste/PR)).
======================
a) INTRODUÇÃO HISTÓRICA:
As grandes Nações e/ou Impérios, da época pré-história do Brasil, na Europa, com a visão futurística da existência de novos continentes passaram a investir em tecnologia (que era a navegação) para novas conquistas, uma vez que o conceito da época era o extrativismo, ou seja retirar os produtos da terra sem a preocupação do esgotamento de tais recursos.
Portugal funda em 1417 a ESCOLA DE SAGRES.
Conta-se, informalmente, que o genovês Cristóvão Colombo (um dos melhores cartógrafos da época) atraído por esta escola é aliciado, como espião, e enviado pelo governo português, à Espanha para obter informações sobre novas terras. Portugal não possuía recursos e não queria correr riscos de investimentos mal sucedidos.
Em 1492 (dia 12/10) Cristóvão Colombo descobre a América.
Em 1493 Portugal e Espanha firmam o primeiro tratado sobre limites de terras a serem conquistadas. O chamado BULA INTER COETERA.
Em 1494 (07/06) Portugal e Espanha firma o segundo tratado chamado de TRATADO DE TORDESILHAS (o mais conhecido) para o equilíbrio de interesses.
Em Janeiro de 1500 (26/01) o espanhol Vicente Yanes Pizón chega ao nordeste do Brasil descobrindo a Foz do Amazonas.
Também no ano de