questão 1
D
Questão 3
A princípio sim, pois o DNA modificado presente no cloroplasto não é transmitido para as “plantas normais” através do grão-de-pólen, uma vez que os quais são desprovidos de cloroplastos.
Questão 4
Letra c
Questão 5
D
Questão 6
D
Questão 8
C
Questão 7
D
Questão 9
a)Transgênicos são organismos que, a partir de técnicas de engenharia genética, contem materiais genéticos de outros organismos. São utilizadas comercialmente pelo fato de serem modificadas pra possuir resistências a alguns tipos de pragas e doenças.
b) Como as plantas autógamas assumem na grande maioria das vezes autofecundação, se for introduzida a transgenia nessas plantas, seus descendentes serão na grande maioria das vezes idênticos aos pais. Já as plantas alógamas assumem na grande maioria das vezes fecundação cruzada, ou seja, há troca de alelos entre os indivíduos dessa espécie. Isso acarreta uma variabilidade genética, e se introduzida a transgenia, haverá uma série de possibilidades genéticas, podendo eles conterem as características que foram exploradas pela transgenia ou não, podendo até haver novas características nesses cruzamentos, haverá uma grande variabilidade de características descendentes.
Questão 10
08 + 32 = 40
Questão 11
A
Questão 12
D
Questão 13
D
Questão 14
a)A utilização de sementes geneticamente modificadas pode causar problemas ambientais como o surgimento de “super pragas” devido à utilização de fortes agrotóxicos, já que a semente transgênica possui maior resistência, o que resulta no aumento da resistência desses organismos responsáveis pela destruição de inúmeras plantações fazendo com que aumente a quantidade do veneno a ser utilizada e contribuindo para a contaminação do solo e de rios.
b) Dois benefícios que podem ser observado na produção de alimentos transgênicos são em relação à possibilidade de serem produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais alem do