Questão 1
A sociedade moderna vem discutindo temas recorrentes do cotidiano, de modo que são demasiadamente abordados assuntos relacionados aos processos, bem como aos veículos de comunicação. Deste modo, é de extrema valia repensar o conceito de comunicação de massa, que muitas vezes confundem-se com a própria realidade deste. Assim, é considerado como comunicação de massa, os veículos capazes de transmitir uma mensagem e atingir de forma considerável um maior número de indivíduos, sendo veiculada por apenas um emissor, de tal modo que, a industria da informação adequou-se a tal padrão para disseminar ideologias.
No entanto, tal tipo de comunicação não possibilita a interação entre telespectador e emissor, o que tornava muitas vezes a mensagem ineficaz. Com a evolução dos veículos comunicativos, e consequentemente, a adaptação ao novo público consumidor possibilitou uma nova abordagem acerca da transmissão de ideias e construindo uma pseudo interação, pois ainda hoje, a massa a qual a comunicação se destina, é moldada e impedida de ir de encontro às ideias dos veículos dominantes, que ditam e manipulam o modo de viver dos indivíduos socialmente.Cada vez mais, e de maneira eficaz a indústria da comunicação busca meios para criar na sociedade, necessidades muitas vezes inexistentes, a fim de contribuir para potencialização do capitalismo.
Assim, percebemos a influência direta na construção de pensamentos e disseminação do mesmo, na ditadura da moda, do corpo perfeito, bem como da mulher ideal, estabelecendo padrões a serem seguidos para manter “ordem” social, construindo uma realidade utópica, esta construção dá vazão para a disseminação de desigualdades sociais, pois a competição entre indivíduos torna-se cada vez mais frequentes, com objetivo de promover-se socialmente. A massificação, por sua vez, torna a sociedade delimitada, pois a transmissão de conteúdo, deixa cada vez mais a população apática e submissa, sem que