QUESTOES
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Enquanto o mito são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles.
2. Explique e dê exemplos: O mito para o primitivo abrange a totalidade do real.
Para a sociedade primitiva a visão da vida é sintética e não analítica; não se acha dividida em classes e subclasses. É percebida como um todo ininterrupto e contínuo, que não admite distinções bem definidas e incisivas.
3. Faça um paralelo entre: mito/ciência; rito/ técnica.
O MITO é o imaginário, o ilusório, como as criaturas do nosso folclore. Serve para tranqüilizar o ser humano em um mundo assustador, cheio de coisas com as quais ele não tem o domínio nem o conhecimento, é nossa primeira leitura do mundo.
A CIÊNCIA: É o conhecimento buscado de forma objetiva através do método científico. Baseia-se na indagação da realidade, dos questionamentos, das perguntas e das respostas para determinados assuntos. A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.
O RITO; É um conjunto de atividades organizadas, no qual as pessoas se expressam por meio de gestos, símbolos, linguagem e comportamento, transmitindo um sentido coerente ao ritual.
TÉCNICA: É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.
4. Como é a consciência de si do homem primitivo?
Pela consciência mítica o homem primitivo desempenha papéis que o distanciam da percepção de si como sujeito propriamente dito. Há preponderância do coletivo sobre o individual.
5.Quais são as fases na evolução da religião?
Na evolução da religião há três fases na formação dos conceitos de