QUESTOES SOBRE ESTRUTURALISMO E FUNCIONALISMO
1. Por que alguns dos alunos de pós graduação de Titchener engoliam tubos de borracha, levavam seus cadernos para o banheiro e registravam seus sentimentos durante as relações sexuais?
Através desses experimentos e registros os alunos forneciam dados detalhados dos elementos de suas experiências.
2. Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia da Titchener e Wundt.
Wundt em suas pesquisas havia identificado os elementos da consciência, no entanto a questão que mais chamava sua atenção era a organização desses elementos. Já Titchener focava-se nos elementos que compõem a estrutura da consciência, não dando muita ênfase a associação.
3. Na perspectiva de Titchener, qual objeto de estudo adequado para a psicologia? Em que ela difere dos objetos de estudo das outras ciências?
Para Titchener o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente como dependente do individuo que a vivencia. Este tipo de experiência diferencia ela de outras ciências pois as outras não dependem da experiência pessoal nos processos observáveis.
4. Qual a distinção traçada por Titchener entre consciência e mente?
Tiechener definia a consciência como a soma das experiências existentes em determinado momento, enquanto a mente era a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo. Segundo ele o que as tornavam distintas era o fato de a consciência envolver os processos mentais ocorridos em determinado momento e a mente, o total desses processos.
5. Descreva os três estados elementares da consciência e os quatro atributos dos elementos mentais de Titchener.
O estado da sensação, da imagem e os estados efetivos, eram os três estados da consciência segundo Titchener. As sensações são os elementos básicos da percepção estando presentes nos sons, nos cheiros, nas visões e nas outras experiências provocadas por objetos físicos do ambiente. As imagens são elementos das ideias e estão no processo que reflete as