Questoes Legais e Eticas
Ao contrário do que se pensa, no arranjo de canais existem leis com o intuito de evitar o uso de táticas de exclusão que poderiam impedir os concorrentes a utilizar determinado canal. Dentre a legalidade de certas práticas estão: direito de exclusividade, exclusividade territorial, acordos vinculados e direitos de revendedores.
Entre fabricantes e consumidores finais existem um ou mais canais de marketing , conjunto de intermediários de marketing. Todas as decisões de marketing são afetadas pela escolha dos canais. Se a empresa não possui recursos para investir no marketing direto utiliza-se os chamados intermediários que dispõe os produtos de maneira abrangente ao mercado. Os mesmos buscam informações, realizam negociações, pedidos, financiamento, pagamento além de assumir riscos. Além disso, a empresa deve determinar a distribuição dos produtos sendo: exclusiva, seletiva ou intensiva. Os intermediários devem ser treinados, motivados e selecionados para um gerenciamento eficaz do canal.
Direito de Exclusividade:
A Distribuição exclusiva é usada por um vendedor permitindo somente alguns pontos de venda tenha autorização para comercializar seus produtos.
Já o Direito de Exclusividade ocorre quando os fabricantes exigem que seus revendedores não trabalhem com outros produtos. Neste direito há ganho em ambas as partes, pois os fabricantes amplia seus pontos de vendas exclusivos e os revendedores ganham uma renda fixa e apoio maior dos fabricantes.
Os mesmos são legais desde que não diminuam a concorrência além das partes entrarem em acordo Voluntário.
Exclusividade Territorial
Ocorre em duas práticas:
1º- Fabricante pode concordar em não vender para outros revendedores em determinada área aumentando o entusiasmo e o compromisso do revendedor, sendo uma prática legal.
2º - Comprador pode concordar em vender apenas no seu próprio território, tal prática busca impedir que um revendedor venda fora do seu