As Muitas Facetas Da Alfabetiza O
Uma análise desses estudos e pesquisas revelara uma vasta e incoerente massa de dados não integrados e não conclusivos. Correndo o risco de uma excessiva simplificação, essas facetas são apresentadas em três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização e os condicionantes do processo de alfabetização.
O conceito de alfabetização A aprendizagem da língua materna, escrita ou oral, é um processo permanente, nunca interrompido. O termo alfabetização não ultrapassa o significado de “levar aquisição do alfabeto “, ou seja, ensinar as habilidades de ler e escrever. A alfabetização seria um processo de representações de fonemas em grafemas(escrever) e de grafemas em fonemas (ler). Métodos de alfabetização podem ser classificados, segundo a ênfase, em um ou em outro desses dois pontos de vista.
Ler e escrever não implica veracidade ou falsidade de um ou outro significado, sem dúvida, a alfabetização é um processo de representação de fonemas em grafemas. Não se considera alfabetizada uma pessoa que seja incapaz de usar adequadamente o sistema ortográfico de sua língua, ao se expressar por escrito.
O conceito de alfabetização depende, assim, de características culturais, econômicas e tecnológicas. Uma teoria coerente da alfabetização devera basear- se em um conceito desse processo suficientemente abrangente para incluir a abordagem “mecânica” do ler/ escrever, o enfoque da língua escrita como um meio de expressão/ compreensão.
A natureza do processo de alfabetização O processo de alfabetização tem sido estudado por diferentes profissionais, que privilegiam ora estas ora aquelas habilidades segundo a área de conhecimento a que pertencem.