Questoes Etnico raciais
A composição étnica e racial da sociedade brasileira é composta por pessoas de várias origens étnicas diferentes, dos povos indígenas, negros africanos , dos colonizadores portugueses, e também de ondas imigratórias de europeus, árabes e japoneses, além de outros povos asiáticos e de países sul-americanos.
A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social. Para que a valorização e o reconhecimento da identidade e da história dos negros brasileiros tenham êxito é preciso que o ambiente escolar ofereça condições favoráveis para a reeducação das relações entre negros e brancos, ou seja, as relações étnico-raciais. Vivemos em uma nação em que uma sutil maioria da população é composta de pretos e de pardos. Entre os demais, a maior parte são brancos miscigenados. Discutir as relações étnico-raciais que construíram esse país deveria ser uma obrigação de todos os cidadãos, não importando sua origem ou etnia. São esforços que não apenas se somam na luta contra o racismo, como também na consolidação da democracia, da cidadania e no reforço à igualdade social e racial. Por isso a escola é um local privilegiado para a transmissão de conhecimentos que vieram desde as gerações anteriores, ela também se torna um dos focos do movimento negro. O racismo, sinteticamente, é uma ideologia que vincula as características físico-biológicas à condição moral e intelectual da pessoa tendo por objetivo hierarquizar e garantir dominação.
Tudo começou no passado, o fenômeno da escravidão. A impressão que fica é que os negros surgiram de um ambiente sem cultura prévia, capturados de algum lugar da África e trazidos ao Brasil na condição de escravos naturalizados, mulheres e