QUESTOES ECONOMIA JAIR
CONSUMO PÚBLICO (G) O setor público oferece uma série de serviços à sociedade, tais como defesa, saúde, justiça, educação; e ainda constrói estradas, parques, etc. Tudo isso implica uma série de gastos que estão incluídos no produto nacional sob a conta de consumo ou gasto público. Deve-se dizer que os pagamentos de transferência (entendendo por transferência do Estado os pagamentos que este realiza a um indivíduo em troca dos quais não é prestado nenhum serviço corrente) não formam parte do gasto público. Assim, por exemplo, quando o setor público realiza pagamentos de transferência ao aposentados, ou a outros recebedores que nada produzem, este também não se incluem no produto nacional.
Por que razões os indivíduos poupam?
Os indivíduos podem poupar por diversas razões, que podem ser: aumentar ou manter o patrimônio familiar, deixar uma herança aos sucessores, constituir um fundo para a aposentadoria. Mesmo assim, os indivíduos podem poupar para cobrir gastos significativos com relação à renda familiar, como a compra de uma casa ou para fazer frente a possíveis contingências.
Quais são os três motivos que explicam os níveis de poupança de uma economia? Justificar cada um deles. Em que sentido pode-se dizer que se poupa o que não se gasta?
Quais são os supostos simplificadores de que a demanda, ou gasto agregado, só está integrada pelos gastos de consumo e gastos de investimento?
Que fatores são os determinantes do nível de investimento de uma economia? Comente cada um deles.
O que se entende por distribuição funcional da renda?
Analise a seguinte afirmação: "A distribuição da renda é resultante do livre jogo de mercado e não se deve alterá-la".
O que se entende por política distributiva?
Que instrumentos da política distributiva são considerados fundamentais?
Em que sentido as transferências são um pagamento sem contrapartida?
Segundo o seu ponto de