Questoes De MMII
MEMBRO INFERIOR
SUGESTÕES DE RESPOSTAS
1. Descreva as deficiências, em relação aos movimentos, de uma lesão ao nível do colo da fíbula.
R=
A lesão do colo da fíbula pode afetar o nervo fibular comum. Se o nervo fibular for danificado há paralisia do m. tibial anterior, m. extensor longo do hálux, m. extensor longo dos dedos, m. fibular longo, m. fibular curto e m. terceiro fibular. Isso gera a perda da dorsiflexão, extensão e eversão dos artelhos. A inversão destes também se torna fraca por causa da paralisia do m. tibial anterior. Há persa de sensibilidade na região lateral da perna e no dorso do pé.
2. Quais as perdas funcionais (de movimentos) conseqüentes a um trauma que atinja a borda superior do músculo piriforme?
R= Haverá uma perda na rotação lateral da coxa e na estabilidade da articulação coxo-femoral.
3. Quais as possíveis rupturas, nos ligamentos do joelho, de um deslocamento anterior da tíbia sobre o fêmur? E do deslocamento do fêmur sobre a tíbia?
R=Em um deslocamento anterior da tíbia sobre o fêmur fixo ocorre à ruptura parcial ou total do ligamento cruzado anterior. Já o deslocamento anterior do fêmur sobre a tíbia fixa ocorre ruptura parcial ou total do ligamento cruzado posterior. Conforme a intensidade do deslocamento ântero-posterior pode ocorrer também lesões no ligamento colateral tibial e/ou ligamento colateral fibular.
4. Descreva as consequências funcionais, em relação à perda de movimentos, de uma lesão neurológica ao nível da membrana obturatória?
R=
Uma lesão na membrana obturatória poderia atingir o nervo obturatório (ramo anterior e posterior). Isso provocaria deficiência total na adução da coxa (inervação do m. adutor longo,
m. adutor curto, m. grácil, m. pectíneo, m. obturador externo e parte adutora do m. adutor magno); além de deficiência parcial na rotação lateral (m. obturatório externo), na flexão da coxa (m. adutor longo) e na flexão da perna (m. grácil).
5. Quais os músculos responsáveis pela