Questionário
1) Conceitue a Psicologia e a Psicologia Jurídica.
R: A Psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Psicologia Jurídica é uma área da Psicologia que atua em conjunto com a Ciência do Direito a fim de proporcionar uma análise contextual e criminal do comportamento delituoso e dessa forma auxiliar o Juiz a melhor julgar os crimes cometidos contra a sociedade.
2) Qual a relação entre Psicologia e Direito?
R: A Psicologia e o Direito estão entrelaçados por seu objeto comum: o comportamento humano. Apesar de serem ciências diferentes, não podem ser dissociadas uma da outra, pois enquanto a psicologia busca a compreensão do comportamento humano o Direito busca regular esse comportamento. O relacionamento entre essas duas ciências é essencial para o cumprimento da Justiça. As duas perseguem a conduta humana e caminham para o mesmo fim.
3) De acordo com a Teoria Psicanalítica, como se constitui o Psiquismo humano? Fale sobre cada dimensão.
R:
- Consciente: De acordo com Freud, a parte consciente da mente consiste nas atividades mentais que percebemos. O consciente só funciona quando o individuo está desperto, orientando-o para que se comporte de modo racional.
- Inconsciente: O inconsciente é a maior parte da mente. Abrange nossos desejos reprimidos, nossos medos e fobias, dos quais não conhecemos as razões. O material armazenado no inconsciente tem grande influencia nos nossos pensamentos e sentimentos.
- Pré- consciente ou Subconsciente: É aquela parte da mente em que ideias e reações são armazenadas e parcialmente esquecidas. O subconsciente também impede que certas memórias inconscientes perturbadoras e inaceitáveis aflorem à mente consciente. O conteúdo do subconsciente pode ser levado até o consciente, se o individuo se concentrar para recordá-lo.
4) Quais são as instâncias (partes) que compõe a personalidade, segundo Freud? Discorra sobre elas.
R:
- Id: Se compõe de instintos