Questionário texto Roberto daMatta
01. Conceitue ciências naturais segundo Roberto DaMatta.
R: As ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente tem causas simples e são facilmente isoláveis. Tais fenômenos seriam, por isso mesmo, recorrentes e sincrônicos. A matéria-prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e tem uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
02. Qual o objeto de estudo das ciências sociais?
R: Fatos simples, que são facilmente isoláveis, fenômenos recorrentes e sincrônicos. Por serem fatos que podem ser vistos, isolados e assim reproduzidos em condições de controle razoáveis, fazendo com que possa ser repetido indefinidamente até que todas as condições e exigências dos observadores estejam preenchidas satisfatoriamente, se tornam o objeto de estudo das ciências sociais.
03. Estabeleça o contraste (diferença) entre ciências naturais e ciências sociais.
R: O contraste se encontra no objeto de estudo das duas ciências. Não é fácil de isolar causas e motivações exclusivas, as dificuldades encontradas em lidar com a complexidade do ser humano por inteiro se contrastam com a facilidade de lidar com os fatos sistêmicos e isoláveis da ciência natural.
04. Qual a maior dificuldade em se estudar as ciências sociais?
R: Em reproduzir os fatos sociais em condições controláveis e por isso quase sempre fazem parte do passado. A complexidade de se estudar o ser humano por inteiro e a dificuldade de objetivar os estudos quando o objeto de estudo é a sociedade humana que é um espelho onde a nossa própria existência se reflete.
05. Como analisaria a objetividade do pesquisador em ciências sociais?
R: De extrema dificuldade se da a objetividade no campo das ciências sociais, pelo fato de que cada sociedade humana conhecida é um espelho