Resumo de Geradores de Energias Limpas
Energia nuclear básica
CARACTERISTICA DA FUNCIONALIDADE DESTE GERADOR NUCLER PARA SUBMARINOS NUCLEARES.
Dentro do reator nuclear, um nêutron é usado para dividir um átomo de urânio, produzindo energia na forma de radiação gama e calor. Um duto de água posicionado em torno do reator contém água em circulação, que se superaquece ao passar por ele. A água está sob pressão extremamente alta, o que a impede de ferver. Dentro de um sistema separado de encanamento, a água é dirigida a uma fonte secundária de água, que ela aquece em forma de vapor. O vapor é transferido à turbina que gera energia no submarino. O vapor volta a ser condensado em tubos especiais de refrigeração e a água resultante retorna ao gerador de vapor, onde é aquecida de novo, e o processo se repete. O método não requer oxigênio, de modo que o submarino não precisa portar suprimento de ar específico para isso, ou renová-lo subindo à superfície.
A aplicação deste gerador e especifico para a utilização em embarcações, tanto submarinos quanto navios de maior porte. Possibilitando uma fonte de energia praticamente inesgotável.
Esse sistema e alimentado por agua somente, não sendo necessário o uso de oxigênio, um fator de fundamental importância para casos como embarcações sub marinas, onde após a submersão o oxigênio da tripulação se torna limitado.
As próprias embarcações possuem seus sistemas de dessalinização da agua, destinado aos propulsores e consumo da tripulação.
ENERGIA GERADA POR HIDRO ELETRICAS ou CENTRAL HIDROELETRICA.
As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.
A construção das usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir a produtividade.