Questionário sobre gestão social
Professora: Eloisa Helena de Souza Cabral
Aluno: Paulo Vanderlei Teixeira de São José – Matrícula 201221526
Q U E S T I O N Á R I O
1ª) Qual o significado da inversão proposta por Tenório em relação aos atores do contrato social?
R – Para Tenório, esta inversão significa fazer do cidadão, sujeito privilegiado, ou seja, a cidadania é vista não apenas como a base da soberania de um Estado-nação, mas também como expressão do pleno exercício de direitos exigíveis em benefício da pessoa e da coletividade.
2ª) Quais os conceitos fundamentais que Tenório utiliza no desenvolvimento de sua argumentação?
R – Que o discurso e prática da gestão social está pautado pela lógica de mercado, da gestão estratégica e não por questões de natureza social, ou seja, enquanto a gestão estratégica procura objetivar o “adversário” através da esfera privada, a gestão social deve atender, por meio da esfera pública, ao bem comum da sociedade.
3ª) Quais os fundamentos da teoria tradicional?
R – Os Frankfurtianos, a entendem como todo conhecimento positivista, onisciente, que procura estabelecer princípios gerais, enfatizar o empirismo e a verificação e identificar proposições gerais para submetê-las à prova. Visa ao conhecimento puro, antes que à transformação social. Trabalha fatos sociais como fatos quase neutros, análogos às ciências naturais, fetichizando os fatos, transformando-os em categoria coisificada, por tanto ideológica.
4ª) Quais os fundamentos da teoria crítica?
R – Tem posição especial como guias para ação humana; tem conteúdo cognitivo; e diferem epistemologicamente das teorias das ciências naturais, sendo reflexivas.
5ª) Explique – manter o dualismo entre fato e valor é atuar a serviço do status quo.
R – O autor quis dizer que não se deve manter o conflito entre os dois princípios( fato e valor) pura e simplesmente, mas que a pesquisa social deve sempre conter outros componentes para possibilitar mudanças e