psicoterapi
Os controles impostos por alguns grupos, agências religiosas,por chefes de empresas, chefes de casa, sócios limita o comportamento egoísta reforçado nos indivíduos. Esses controles quando em excesso pode ser prejudicial tanto para o grupo quanto para o individuo. São encontrados onde o controle se torna excessivo:
Fuga, onde o individuo foge do controlador. O eremita foge do controle assim como um ladrão foge da policia. Assim como o religioso para de acreditar na fé e foge da religião, assim como o filho discorda dos pais e foge de casa,assim como um governante pode pedir sua renuncia.Na revolta, o individuo contra-ataca o controlador.Pode responder as criticas criticando o controlador,assim como ataque a grupos, fazer tipos de vandalismo:como pichar alguma propriedade governamental,quebrar escolas.Esses tipos de ataque mostra a revolta contra o controlador.
A resistência passiva quer dizer quando o individuo não se comporta conforme o controlador manda. Exemplo de um cachorro que sabendo que não vai obter nada em troca ao fazer o que o seu dono manda, ele deixa de sentar como sempre sentava e começa ignorar o dono. Outro exemplo, é o cavalo que já não corresponde mais ao chicote.
A agencia governamental enfrenta alguns problemas ao preparar o individuo para controlar seus próprios excessos: fugir, se revoltar ou fazer greves. Esses tipos de comportamentos dos indivíduos são ditas como erradas,pecaminosas,o que leva a serem punidos.Dessa punição resulta em greves,revoltas e fugas.
A intensificação do controle pode levar a piores problemas.A inabilidade física ou a morte torna os indivíduos não mais útil nos grupos.
Falaremos agora sobre o subproduto do controle de emoções:
Medo é o que pode levar o individuo a fugir. Estimulos gerados pelo cérebro são os primeiros estimulos usados como punição ao individuo com medo. Essas respostas punitivas podem levar a ocorrer uma enorme mudança no comportamento operante. O individuo torna-se baixo