Questionário sobre Bipedismo
1) Como as mudanças climáticas contribuíram para que os primeiros hominídeos se adaptassem a formas de vida nômade e deixassem o modo de vida arborícola?
2) Por que era mais importante proteger os filhotes do que os doentes e como isto afetou o comportamento os diversos indivíduos no que diz respeito à conquista do bipedismo?
3) Quais são os fatores que impulsionaram fêmeas e machos em direção ao bipedismo, segundo o texto?
4) Qual a espécie que apresentava um corpo mais parecido com o do homem moderno, segundo o documentário "Nossas Origens" (ossos) e quais foram as principais mudanças corporais que ele sofreu, e por quais motivos?
5) Quais as principais consequências do bipedismo em relação aos membros anteriores?
6) Quais as principais características humanas, apresentadas no documentário "Nossas Origens"?
Responder as questões de acordo com o texto O Bipedismo e a Evolução Humana e o documentário "Nossas Origens" (1. Ossos).
QUESTÃO 01:
Por conta da seca, que transformou boa parte do habitat dos hominídeos em Savana, eles começaram a sentir necessidade de migrar, de um ligar para o outro em busca de comida, água e outros recursos – já que a inclinação dos pés desta espécie era de 20º, contra 45º dos chimpanzés, motivo pelo qual já não conseguiam subir em árvores altas.
QUESTÃO 02:
Os filhotes tem um papel importante na preservação da espécie e, apesar de tanto os filhotes quanto os doentes acabarem atrasando a locomoção do grupo, os doentes não exerciciam nenhum papel fundamental e quando havia algum perigo eram deixados para trás. Como as fêmeas passaram a carregar suas crias durante a migração, o bipedismo tornou-se cada vez mais conveniente em relação a proteção do grupo.
QUESTÃO 03:
Segundo o texto, caminhar na postura ereta, principalmente as fêmeas – que carregavam suas crias no colo, lhes causavam um grande desgaste físico e, hipoteticamente, emocional. Com isso, o bipedismo os auxiliou a desenvolver