Questionário RUP
1. Quais são as 6 melhores práticas de desenvolvimento de software?
As 6 melhores práticas são: Desenvolver software iterativamente; Gerenciamento de requisitos; Usar arquitetura baseada em componentes; Modelo de software visual; Verificar a qualidade do software e Controle de mudanças
2. Quais são as dimensões de qualidade de software? Existem outras?
O processo pode ser descrito em duas dimensões:
Horizontal: representa o tempo e mostra o aspecto dinâmico do processo, uma vez que é decretada, e é expressa em termos de ciclos, fases, iterações e marcos.
Vertical: representa o aspecto estático do processo: como é descrito em termos de atividades, artefatos, os trabalhadores e os fluxos de trabalho.
3. O que é desenvolvimento iterativo? Compare com o modelo waterfall.
Desenvolvimento iterativo é dividir o ciclo do projeto em iterações (etapas menores), cada iteração deve passar por todas as disciplinas previstas no RUP, de forma que resulte em um componente executável e cresça a cada iteração.
Comparando com o modelo waterfall, podemos dizer que:
Os riscos são identificados no início do projeto, na fase de elaboração e não nos testes do entregável;
As mudanças são gerenciadas facilmente haja vista que o projeto é bem mais planejado no início e a cada iteração ela pode ser tratada e se houver solicitação de alteração do requisitos tratado nesta iteração, pode ser criada uma nova iteração;
Maior nível de reutilização, pois a entrega da iteração é um componente executável e esse pode ser incrementado a cada iteração.
4. O que é uma iteração? Qual o resultado de uma iteração?
Uma iteração é um ciclo completo do projeto, passando pelas disciplinas do RUP e resultam em um componente, uma releases, um subproduto executável que pode ser incremental a cada iteração até se tornar um produto final.
Para cada iteração deve haver um planejamento do que deve ser feito.
5. No modelo iterativo, de acordo com o RUP, o usuário