Questionário Marília de Dirceu
Não como um simples pastor, mas como dono de grandes dotes e rebanhos. Veste bem e tem boa aparência. Toca sanfoninha e canta suas próprias composições.
2. Como Marília é descrita no início do poema, aos olhos de Dirceu?
Cabelos compridos e negros, rosto branco, testa redonda e lisa, sobrancelhas arqueadas, voz meiga, vista honesta, olhos brilhantes, face mimosa, beiços formados, dentes delicados, dedos nevados.
3. Quais são as reações físicas por Marília provocadas no apaixonado Dirceu que se apresenta sob o pseudônimo de triste pastor?
Ao ver o rosto de Marília o sangue gelou-se; a língua prendeu-se; tremeu e suas faces mudaram de cor. Abriu-se uma chaga em seu peito. Se alegrava quando alguém elogiava a Marília, mas ao mesmo tempo sentia ciúmes e um vivo calor acendia em seu rosto. Se alegrava ao vê-la alegre e suspirava ao vê-la com dor.
4. Na Lira VII, ele faz referências a Palas, Juno, a deusa de Citera. Entretanto qual é a qualidade de Marília que as suplanta em beleza, além de toda a natureza?
As cores do corpo de Marília que não se pode achar em meio a Natureza.
5. Quais eram as punições que sofriam os condenados na Lira IX, e que, de certa forma, revelam a prisão sofrida pelo poeta em sua história de vida?
Era cativo, as mãos presas com duro ferro, trabalhava bigornas com pesados martelos.
6. Dada as suas condições diante da dor da prisão e a impossibilidade de ter o amor de Marília, qual é a saída apontada na Lira X?
Fugir das ocasiões em que seja possível se apaixonar. “Só fugindo de um rosto lindo se vence o amor”.
7. Quais as dúvidas que assolam todos os apaixonados, reveladas na Lira XII?
8. No final da Lira XVII, ele levanta um dos aspectos destruidores do amor. Qual é?
O ciúme. “Deixa o ciúme que te desvela...”
9. Qual é o aspecto destacado na Lira XIX, quanto à materialização do amor entre um homem e uma mulher?
Os filhos. “Que prazer não terão os pais