Questionário do livro ''A cidade antiga''
Escola de Direito – Câmpus Maringá
Disciplina: Filosofia
Professor: Marcus Geandré Nakano Ramiro
Período: 1º. A/B
TRABALHO DISCENTE EFETIVO (TDE)
ATIVIDADE 2
- A presente atividade deverá ser realizada individualmente;
- A data de entrega é até o dia 05/04/15 pelo Eureka no link da atividade;
- O conteúdo abordado na atividade será objeto de posterior avaliação;
- Trabalhos iguais entre si ou copiados (em todo ou em parte) da internet não serão computados.
QUESTÕES
COULANGES, Fustel. A Cidade Antiga. Livro Primeiro (Antigas Crenças)
1) Como eram as crenças a respeito da alma e da morte?
As mais antigas gerações acreditavam em uma segunda existência após a atual, encaravam a morte como uma simples mudança de vida, o pensamento era de que as almas entravam em uma morada celeste, sendo esta recompensada apenas por aqueles que contribuíram positivamente acerca da humanidade. De acordo com as crenças dos Gregos e Itálicos as almas continuava junto aos homens, vivendo sobre a terra, acreditou-se por muito tempo que a alma continuava unida ao corpo, nascendo com ele e fechando com ele na sepultura.
2) Como eram os rituais fúnebres?
Os rituais fúnebres demonstram que quando sepultavam um corpo acreditavam enterrar algo vivo, era costume, ao término da cerimônia fúnebre, chamar três vezes a alma do morto pelo nome do falecido, desejando-lhe vida feliz sobre a terra.
Diziam-lhe três vezes: Passe bem, que a terra lhe seja leve, tamanha era a certeza de que a criatura continuava sua vida sobre a terra, mantendo a sensação de bemestar ou de sofrimento.
3) O costume de se oferecerem doces, frutas, sal, leite junto aos túmulos tratava-se apenas de uma comemoração? Explique.
Não se tratava apenas de uma comemoração, considerando que havia uma crença que a criatura que vivia embaixo da terra não estava totalmente livre de sua condição humana, sendo assim, em certos dias do ano, levava-se uma refeição a
cada túmulo, tal crença era tão