Questões da disciplina Tópicos especiais em contabilidade
a)- Sociedades
É um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis, ou seja, um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas.
b)- Capital
É um conjunto de recursos postos a disposição da empresa, seja por terceiros ou por proprietários (passivo ou patrimônio líquido), ou seja, é a soma das riquezas ou recursos acumulados que se destinam a produção de novas riquezas. c)- Exploração da terra
Compostas pelas atividades socioeconômicas que permitem obter riqueza da terra.
5)- Explique a diferença de cultura permanente e cultura temporária.
Cultura temporária é aquela sujeita ao replantio após a colheita, possuindo período de vida muito curto entre o plantio e a colheita, como por exemplo: os cultivos de feijão, legumes, arroz, trigo, etc.
Cultura Permanente constitui-se naquela que não é sujeita ao replantio após a colheita, uma vez que propicia mais de uma colheita ou produção, bem como apresenta prazo de vida útil superior a um ano. Tomamos como exemplo: cultura de pomares como laranjeira, macieiras, plantações de café, etc.
6)- Quando iniciamos a depreciação na atividade rural?
A depreciação (ou exaustão), portanto, pode ser iniciada por ocasião da primeira colheita ou primeira produção. Enquanto a cultura estiver em formação, não sofrerá depreciação (ou exaustão), já que, nesse período não existe perda da capacidade de proporcionar benefícios futuros, mas, muito pelo contrário, essa potencialidade aumenta na proporção do crescimento da planta.
7)- As perdas extraordinárias deve ser baixadas onde?
Deve ser baixada do Ativo Permanente e ser considerada como perda do período, indo diretamente para Resultado do Exercício, mesmo que tal perda esteja coberta por seguro, não importando se culturas formadas ou em formação.