Questionário de Responsabilidade Social
O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), nos EUA, está em fase final de reforma e planeja estar neutro de emissões de carbono até 2020. Em decorrência disso, algumas importantes mudanças vão acontecer:
1) redução do consumo de energia, por meio de equipamentos de iluminação ecoeficiente;
2) valorização da luz natural do sol para redução do uso de lâmpadas artificiais;
3) reciclagem de 90% dos materiais de construção e demolição originados das obras;
4) reciclagem e compostagem com restos de comida;
5) redução do desperdício por meio de "estações de hidratação" para reuso das garrafas de água dos usuários do aeroporto;
6) redução do consumo de água com instalação de novos encanamentos, possibilitando 40% menos água;
7) venda de alimentação verde pelos comerciantes de alimentos do aeroporto;
8) uso de materiais reciclados para fazer o piso e tintas de baixa emissão; 9) acesso por meio de passarela de pedestres para conectar os usuários com o sistema de metrô;
10) uso de biodiesel nos ônibus prestadores de serviço;
11) descontos para usuários que alugarem carros ecoeficientes; 12) aquisição de créditos de carbono pelos passageiros para neutralizar a emissão de suas viagens, pois os combustíveis das aeronaves são grandes causadores das emissões de gases de efeito estufa.
A partir dos conhecimentos adquiridos pelo estudo do Capítulo 4 do Livro-texto e das informações acerca do Aeroporto Internacional de São Francisco, avalie as afirmativas a seguir.
I) A inovação parece ser a única alternativa para o desenvolvimento sustentável.
II) A sustentabilidade pode ser percebida como um modelo de negócios voltado para inovações sustentáveis nas dimensões organizacionais e humanas dentro e fora da empresa.
III) O desafio do SFO parece ser o atendimento às necessidades dos usuários e do planeta, frente às necessidades de mudanças globais.
IV) Nesse processo de adequação à nova ordem global, o SFO fortalecerá a imagem