Questionário de HOBBES
1. Em que aspecto Hobbes discorda da teoria clássica das formas de governo?
Hobbes não aceita as duas teses: distinção entre governos as formas e más e o governo misto. Nos dois casos a refutação deriva dos dois atributos fundamentais da soberania: seu caráter absoluto e a indivisibilidade.
2. Em que sentido o poder soberano é absoluto.
Se o súdito não atender às leis positivas poderá ser obrigado a isso pela força do poder soberano, mas se o soberano não obedecer às leis naturais ninguém poderá constrangê-lo.O soberano é juiz da conduta de seu súdito, mas a conduta do soberano é julgada por ele próprio.
3. Qual é a relação entre propriedade privada e poder soberano.
O direito de propriedade só existe no Estado mediante tutela estatal. Só o Estado pode garantir, com sua força, superior a força conjunta de todos, que o que é meu me pertença exclusivamente assegurando assim o sistema de propriedade individual.
4. Explique por que Hobbes rejeita a tese dos governos bons e maus.
Por para ele o mau soberano é aquele que abusa do poder que lhe é confiado, ocorre que não teria sentido falar em abuso de poder onde o poder é ilimitado. Quando o poder não tem limites o próprio conceito de abuso de poder se torna contraditório.
5. Para Hobbes, existe diferença entre monarca e tirano? Explique.
Não há como distinguir um bom rei de um tirano porque os critérios são subjetivos, o que é bom para uns é ruim para outros.
6. Explique o conceito de legitimação post-factum.
Princípio da efetividade. Uma decorrência do devido processo legal. Quem tem direito, tem o direito de efetivá-lo.
7. Como Hobbes caracteriza a monarquia despótica?
Domínio adquirido com a conquista ou com a vitória pela guerra. Despótico significa: senhor ou patrão. É o domínio que tem o patrão sobre o servo.
8. Explique em que consiste o pactum subiectionis.
O vencedor teria o direito de matar o vencido, que para salvar a vida, renuncia a liberdade.Pela submissão o