questionario
A primeira etapa do processo de marketing e a definição do problema. Um problema e uma situação que requer algum tipo de ação. Quando os gestores precisam de informações, geralmente descrevem o problema, e os tipos de informações necessárias para a tomada de decisão. Essas informações são passadas em formato interno de briefing para um instituto de pesquisa ou um departamento interno responsável pelas pesquisas de marketing.
Após estarem definidos os objetivos de estudo, ter elaborado o briefing preliminar, ter levantado os dados secundários disponíveis, ter definido se vai ser efetuado internamente ou através de instituto de pesquisa, chega a hora do planejamento. No planejamento são definidas as questões a serem indagadas na pesquisa de campo, afim de saber as opiniões, dúvidas e soluções.
Essas questões devem ser bem feitas, objetivas e de fácil entendimento, pois uma pergunta mal elaborada consequentemente sua resposta não será de boa qualidade.
O plano de pesquisa deve estabelecer as fontes dos dados existentes e detalhar os métodos específicos da pesquisa, as formas de contato, os planos de amostragem e os instrumentos que os pesquisadores usarão para reunir os novos dados.
A questão de como obter os dados dos entrevistados (por exemplo, realizando um levantamento ou um experimento) deve ser resolvida. Também é preciso preparar um questionário e um plano de amostragem para a seleção de entrevistados para estudo. Em termos mais formais, a concepção de pesquisa envolve os seguintes passos:
1. Definição da informação necessária
2. Análise de dados secundários
3. Pesquisa qualitativa
4. Métodos de coleta de dados qualitativos (levantamento, observação e experimentação)
5. Procedimentos de mensuração e escalas
6. Elaboração do questionário
7. Processo de amostragem e tamanho e tamanho da amostra
8. Planos de análise dos dados