Questionario
1) Avenidas sanitárias são constituídas aproveitando os rios existentes, fazenda pavimentações, barreiras no entorno (interceptores, canalização do rio e sistema de drenagem). Sua construção tem sido tradicionalmente feita em conjunto com as obras de canalização e curso d’água.
2) Consiste na preservação das margens do curso d’água com áreas verdes ou matas ciliares.
3) O sistema condominial de esgoto é, na realidade, uma forma de ver a relação entre a população e o poder público. Tendo os seguintes pontos importantes para a sua compreensão: fundamentação, diretrizes, forma de agir e modelo físico.
4) A motivação da centralização e descentralização da ETE consiste na solução mais adequada após critério de estudo técnico-econômico de alternativas possíveis para as diversas partes do sistema.
5) As etapas do sistema convencional consistem nas etapas, preliminar (composta por gradiamento e caixa de areia), primaria (captação de sólidos sedimentados e suspensos), secundaria (consiste no tratamento biológico), terciaria (remoção de poluentes especiais, utilizada usualmente em indústria).
6) A etapa de tratamento por lodo ativo usa o dispositivo tanque de aeração (sistema aeróbico), por fornecimento de oxigênio, realizando a retirada do odor e clareamento do efluente permitindo sua saída para o corpo receptor.
7) Sim. Porém o sistema é utilizado onde não há sistema de coletores de esgoto, sendo funcional e economicamente viável se as habitações forem separadas e o solo tenha fácil infiltração.
8) Lagoas de estabilização:
Prós: eficiência de remoção de DBO e patogênicos; operação de manutenção simples; redução de custos de implantação e operação e etc.
Contras: dificuldade no padrão de lançamento; possibilidades de maus odores; requisição de grade áreas e etc.
9) Bacia Sanitária é a área a ser esgotada, contribuinte por gravidade num mesmo ponto do interceptor de uma localidade. Sendo o efluente destinado a estações