Questionario sobre wisc-iii
A inteligência pode se manifestar de muitas formas e é por essa razão que Wechsler não concebeu a inteligência como uma capacidade específica, mas como uma entidade agregada e global, Segundo ele, inteligência é a “capacidade do indivíduo de agir com propósito, pensar racionalmente e lidar efetivamente com o seu meio ambiente”.
Compatível com o conceito de inteligência de Wechsler, os subtestes do WISC-III foram selecionados para investigar muitas capacidades mentais diferentes que refletem, juntas, a capacidade intelectual geral da criança.
2) Que fatores não intelectuais (não cognitivos) ajudam a moldar as maneiras como são expressas as capacidades da criança avaliada nos subtestes do WISC-III?
Segundo o manual do WISCH III, existem fatores não intelectivos que ajudam a moldar as maneiras como são expressas a capacidade de uma criança. Esses fatores, mais que habilidades, são traços e atitudes, que incluem atributos como planejamento e consciência do objetivo, entusiasmo, dependência e independência de campo, impulsividade, ansiedade e persistência. Tais traços não são avaliados diretamente por medidas padronizadas da capacidade intelectual, contudo, influenciam o desempenho de uma criança nessas tarefas, assim como a sua eficácia na vida cotidiana e no confronto com o mundo e seus desafios. Assim como o Raciocínio abstrato, a memória, habilidades perceptivas, motoras, etc.
3) Com que finalidade o WISC-III pode ser utilizado?
O WISC-III pode ser utilizado como instrumento psicométrico para avaliar a inteligência (informações cognitivas) que auxilia no processo de diagnóstico clínico (informações da personalidade). Pode-se fazer a avaliação da inteligência geral, avaliação clínica, neuropsicológica, avaliação e planejamento psicoeducacional e pesquisa.
Os subtestes do WISC-III foram selecionados para investigar muitas capacidades mentais diferentes, que refletem juntas, a