Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos
APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
Profª Drª Marilda Aparecida BEHRENS
Profª Ms. Eliane Mara Age JOSÉ
As autoras abordam de forma bastante prazerosa e didática e com muita ênfase os quatro pilares de uma educação para o século XXI, agregando e os identificando com algumas didáticas da pedagogia, e auxilia o trabalho de pessoas comprometidas a buscar uma educação de qualidade.
Segundo elas, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento:
• Aprender a conhecer: indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
• Aprender a fazer: mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar;
• Aprender a conviver: traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
• Aprender a ser: que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Os pilares são quatro, e os saberes e competências a se adquirir são apresentados, aparentemente, divididos. Essas quatro vias não podem, no entanto, desagregar-se por estarem sobrepostas, constituindo interação com o fim único de uma formação totalizante do indivíduo.
Essas perspectivas apontam como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, simultaneamente, do conhecimento e da formação continuada.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, podem-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser