Questionario Fitopatologia
PROFESSOR: CARLOS ANTONIO INÁCIO
Alexopoulos & Mims (1979)
“O termo fungo “fungus” pl. fungos “fungi” seria para incluir organismos eucarióticos, aclorofilados, produtores de esporos; geralmente reproduzindo-se sexuada ou assexualmente cujas estruturas somáticas, filamentosas, ramificadas são usualmente envoltas por paredes celulares contendo quitina ou celulose, ou ambas ou juntas com outros complexos orgânicos”
1- Que são os fungos ditos verdadeiros? E os pseudofungos?
São os organismos ditos eucarióticos, de digestão extracorpórea parcial, predominantemente aeróbios que apresentam, principalmente estrutura corpórea do tipo micelial e parede celular de quitina e β-glicanos. Os pseudofungos são de vida livre sem paredes, formando esporangióforo. Apresentam mitocôndrias com cristas tubulares golgi tipo dictiossomo e paredes celulares nos esporângios e esporos.
2- Quanto ao hábito alimentar (trofismo), como se classificam?
Fungos: Heterotrófica.
Pseudofungos: nutrição é fagotrófica.
3- Em relação à reprodução, os fungos possuem reprodução sexuada ou assexuada, sendo que a predominância das mesmas em um indivíduo ou ausência de uma delas está condicionada a diversos fatores tal como ambiental e genético.
Defina os termos a seguir e esquematize:
Na REPRODUÇÃO Assexuada,
- Conídios – são propágulos assexuais não móveis dispersos pelo vento, água ou insetos.
- Artrósporos – propágulo mitótico produzido pela fragmentação da linfa.
- Clamidósporos – esporos de descanso de parede grossa produzidos pela hifa somática.
- Fissão – consiste na divisão de uma célula em duas, cada qual com o mesmo genoma da célula-mãe.
- Gemulação – formação de uma dilatação na superfície da célula ovo denominada de gema ou gomo. Ao se separar, o gomo dará origem a um novo indivíduo com dimensões menores que a do progenitor.
- Esporângio – estrutura onde são produzidos e abrigados