Projeto sobre dengue
Esse projeto pretende discutir se há ou não a manifestação do mosquito causador da dengue ao entorno do prédio PAT (Pavilhão de aulas teóricas), situado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Seropédica.
A dengue aparece com grande frequência no nosso país, e principalmente nos verões esta aparece de forma assustadora, já que nesse período há elevação de temperatura e intensificação das chuvas, fatores que propiciam a eclosão dos ovos do mosquito. Vem ocorrendo um aumento significante desde a década de 90.
As regiões da Baixada Fluminense e Região Metropolitana Tem as condições ideais de temperatura entre 25 e 30 graus Celsius e umidade relativa em torno de 70% e 80% para a ploliferação do mosquito. O mosquito da dengue, Aedes Aegypti, originário do Egito, é um mosquito com hábitos oportunistas, segundo afirma o pesquisador Pereira José Bento (da FIOCRUZ). A prevenção e eliminação de focos propícios para o mosquito se proliferar dependem da ajuda da população. Se os seres humanos enquanto seres racionais percebem que em determinado local pode estar havendo focos para o mosquito, devem tomar as devidas providências para sanar o problema. No caso dessa pesquisa mais especificamente, pode-se perceber que o prédio PAT, frequentado por tantos universitários, professores entre outras pessoas, possui ao seu redor, vegetação e terrenos que não são limpos com grande frequência, que poderia vir a ser o ideal. Quando ocorrem altos índices de chuvas no local, pode-se ver que se formam poças de água devido ao terreno ser um pouco acidentado, bastante desregulado, e possuir grande quantidade de valas, buracos, matos e lixos espalhados, como pode ser confirmado em anexo. E a mesma poça pode vir a ficar parada por tempo suficiente para causar problemas. O que levanta a suspeita do local ser um criadouro potencial do mosquito transmissor da dengue. Caso a nossa pesquisa venha a constatar sua suspeita, para que sejam