QUESTIONARIO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
• BANDEIRA, Manuel. Poema tirado de uma notícia de jornal. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Record; São Paulo: Altaya, 1998. p. 136.
Passo 3 (Equipe)
Responder às questões a seguir, utilizando um editor de textos, como o Word:
Ambos os textos retirados de jornais relatam duas histórias diferentes mas de mesmo tema ( afogamento), mas diferem quanto a forma literária e tipo de linguagem empregada, sendo assim, podemos responder aos seguintes questionamentos:
1) Qual dos dois textos emprega linguagem “transparente”? E qual deles usa linguagem
“opaca”? Justifique sua resposta.
O primeiro texto de tema: “Homem Morre Afogado em Lagoa”, foi escrito em linguagem transparente, pois o autor deteve-se em apenas transmitir a informação exata dos acontecimentos descritos. Dessa forma o texto escrito passa “invisível” aos olhos do leitor, que prontamente toma conhecimento do ocorrido sem nenhum grande esforço.
Enquanto o segundo texto apresenta a linguagem opaca, pois apesar de conter também uma notícia de afogamento, diferencia-se do anterior por apresentar uma escrita artística, retendo o olhar do leitor sobre si antes de conduzi-lo ao objeto retratado aparecendo como parte do objeto.
O vídeo “o problema não é meu!”, tem uma história bem interessante e nos trás algumas lições que nunca ficam desatualizadas. O jardim de uma empresa começa a pegar fogo, algo pequeno, nada que um simples copo de água não fosse resolver... Ninguém assume a responsabilidade por esse fogo, e quanto mais evitam apagá-lo, mais ele cresce e se desenvolve até que chega o momento em que a situação fica totalmente fora de controle.
"O problema não é meu!" ilustra de forma divertida a importância de assumir a