Questionario Corsan
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
QUESTIONÁRIO SOBRE VISITA À
CORSAN-LAJEADO
Professor: Marcelo Colling
Processos Químicos Industriais
Lajeado, Março de 2015
Na terça-feira à noite, do dia 17 de Março de 2015, na aula de
Processos Químicos Industriais, realizou-se uma visita a ETA da CORSAN de Lajeado. Este trabalho mostrará um questionário sobre os Processos realizados na estação.
1. Qual o produto químico usado para a correção de pH e qual seu consumo médio diário?
Na ETA de Lajeado, utiliza-se Gás Cloro (Cl 2) para corrigir o pH da água, ele tem a função de baixar o pH e em casos de pH alto, utiliza-se Cal para aumentar novamente. Em algumas ETA's usa-se o hipoclorito, que ao contrário do Gás Cloro, aumenta o pH.
2. Qual a vazão de tratamento na hora da visita?
Na hora da visita, a vazão estava em 133L/seg, é uma vazão bem baixa, devido falta de luz no sistema de captação de água. Normalmente opera-se com 350L/seg.
3. Qual o produto usado como floculante e qual a sua dosagem na hora da visita?
Como floculante (para agrupar a sujeira em “flocos”) é usado o Sulfeto de Alumínio, usando uma Calha Parshall para misturá-lo com o Sulfeto de
Alumínio, juntamente com o Cal. Depois, água passa por uma parede difusora para entrar no tanque de decantação, onde os flocos ficam pesados o suficiente para afundarem, deixando a água com aparência mais limpa.
4. Qual o tamanho do tanque de decantação?
Na Estação exitem 4 tanques de decantação (em formatos diferentes), em cada um cabem cerca de 250m³ de água. Lavados à cada dois meses.
5. Qual o tempo de retenção e velocidade na decantação?
A água demora cerca de 4 horas para passar o processo de floculação até sair do tanque de decantação.
6. Qual a vazão inicial e final dos filtros?
São 9 filtros que são lavados a cada dois dias. Constituídos de seixos, areia grossa, fina, tendo uma granulometria menor mais perto da superfície.
Tem fluxo descendente, e em 5 destes filtros não é utilizado carvão ativo.