Question Rio Teoria Da Imagem
Graduação em Jornalismo
Trabalho de Teorias da Imagem
Miria Cesar da Cunha
Questionário sobre o texto –
Máquinas de imagens: uma questão de linha geral
Jornalismo / 6º período / Noite
Belo Horizonte
2013
1 – O que é TECHNE, no sentido aristotélico?
Na forma aristotélica, Techne é uma arte do fazer humano, ou seja, toda imagem, por mais arcaica que seja, precisa de uma tecnologia para funcionar, o saber prático adquirido pelo aprendizado e corresponde a todo processo de fabricação segundo regras determinadas na produção de objetos belos ou utilitários. Estes objetos poderiam ser desde a pintura, arquitetura, escultura, mas também o vestuário, o artesanato, a agricultura, a dialética, a gramática e a retórica.
2 – As mais recentes tecnologias da Imagem (a partir da fotografia) trouxeram grandes inovações. Segundo Dubois, a retórica dos discursos dessas tecnologias provocou uma ruptura e um progresso contínuo. Comente.
Em cada momento histórico em que surgiram, estas tecnologias de imagens significaram sempre a novidade. No texto, Dubois sugere que a técnica e estética se interligam, dando lugar a ambigüidades e confusões. O discurso da inovação se apoiou na retórica que, de um lado, veicula a ideologia da ruptura, da recusa histórica e do outro a ideologia do progresso contínuo. Ou seja, o discurso da novidade esconde completamente todos os aspectos regressivos em termos de representação. A ocultação do estético em proveito do puramente tecnológico.
3 – Como o humano se manifesta na manipulação dos meios maquínicos, levando em conta o sujeito e o real?
As máquinas são intermediárias entre o homem e o mundo no princípio da representação, que é o sistema de construção simbólica. O jogo das máquinas figurativas separa o sujeito e o real. Com a máquina fotográfica o homem controlou a autoprodução da imagem e para Dubois a emergência deste tipo de relação tem tendência a