Question rio sobre o texto de KONDER
Curso de Pedagogia CCHS/UFMS
1º Semestre
Disciplina: Fundamentos de Sociologia da Educação
Profª: Jacira
Questões referentes ao texto: Marx e a sociologia da educação, de Leandro Konder.
1. Em meio a seu campo de conhecimento, Marx dispôs de uma aparência que o levou a ser associado a sua perspectiva de estudo. Qual foi tal associação?
R: A associação que ficou atrelada a imagem de Marx foi a crítica radical do capitalismo e à mobilização revolucionária dos trabalhadores.
2. Após a morte de Marx, dirigentes, ativistas e militantes, com distintos interesses, apropriaram-se de seus textos para ajustá-los a outras teorias, inclusive as suas concepções de homem e história. Quais foram essas diferentes teorias?
R: As teorias foram as evolucionistas, as positivistas, as economistas e as cientificistas.
3. Como Hegel definia o Estado?
R: Hegel definia o Estado como o lugar onde a razão haveria de prevalecer em meio aos conflitos de interesses particulares, típicos da “sociedade civil”.
4. Explique o trecho a seguir: “O Estado é abstrato, só o povo é concreto.”
R: Com essa frase Marx se refere a posição ocupada pelo Estado, tão relativa que a sua existência só se sustentaria por causa da concretude de um povo e consequentemente de suas necessidades mais solidificadas ainda, surgindo assim a sociedade que por sua vez materializa o Estado.
5. “O homem é o sujeito ativo e criativo que existe se modificando, se superando, e só podemos nos aproximar dele através do que ele faz. O trabalho é a forma inicial – e persistente – da capacidade que os homens têm de agirem como homens.” (KONDER, 2001, p. 14). Essa passagem do texto pode ser aplicada aos dias atuais em relação aos modos de produção capitalista? Justifique:
R: Sim, pois hoje em dia sabemos que a maneira mais aconselhada de se obter algum êxito individual é por meio do seu próprio trabalho, ainda mais se o indivíduo pertencer a uma classe menos favorecida, ou até mesmo se