QUEST O SOCIAL CONSEQU NCIAS E PERSPECTIVAS DE MUDAN AS
SERVIÇO SOCIAL
NILBERTO DE JESUS CARVALHO
QUESTÃO SOCIAL, CONSEQUÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS
Guanambi
2013
NILBERTO DE JESUS CARVALHO
QUESTÃO SOCIAL, CONSEQUÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral interdisciplinar.
Prof. Márcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sérgio Goes a e Rosane Malvezzi.
Guanambi
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ALGUNS APONTAMENTOS 5
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A questão social é um fato histórico considerado recente por Netto,
A expressão “questão social”, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção, (2001, p.42).
No Brasil, até meados da década de 30, não se tinha compreensão da pobreza quanto a expressão da “questão social”, pois quando a mesma emergia para o meio social, era considerada um desvio de conduta individual e havia um tratamento diferenciado, baseado na aplicação das forças repressoras do Estado, nesse caso as forças policiais. Segundo Mestriner:
O Conselho é criado como um dos órgãos de cooperação do Ministério da Educação e Saúde, passando a funcionar em uma de suas dependências, sendo formado por figuras ilustres da sociedade cultural e filantrópica e substituindo o governante na decisão quanto a quais organizações auxiliar. Transita pois, nessa decisão, o gesto benemérito do governante por uma racionalidade nova, que não chega a ser tipicamente estatal, visto que atribui ao Conselho certa autonomia.
Dessa forma, é nesse momento que se selam as relações entre o Estado e segmentos da elite, que vão avaliar o mérito do Estado