Quest O 1
1)O que significa dizer que “a ciência da religião é também ciência de nos mesmos: sapiência, conhecimento do saboroso”? (Vide Perspectiva - Capitulo I)
R: Significa que está em junta de nós em nosso ser oculto e ou imaginario, a fé, como exemplo, é um sentimento cujo qual não podemos provar e a qual não podemos entende-la em cem por cento, nos dando conforto e esperança em momentos difíceis. Ela esta presente em cada ser através de um aprendizado continuo entre diversas culturas cada modo de pensar também cada indivíduo adquire o que lhe acha correto para formar sua crença através do meio em que se encontra sendo familiar, social urbano, cientifico ou através da natureza.
Questão 2
2) Discorra sobre a importância da imaginação para a construção do universo Simbólico da religião. (Vide Os Símbolos da Ausência - CapituloII).
R: A imaginação é a capacidade da mente a qual possibilita que os objetos se apresentem pelos sentidos, quando está é perdida, a relação desta com a o mundo real apresenta-se instantaneamente como ilusão, convenhamos que seja por isso que necessitamos de algo simbólico,para que tenhamos crença no nossos sentidos, instintos, pensamentos ou seja em nosso modo de agir em relação a sociedade e suas crenças prossibilitando a junção do mundo material com o religioso e espiritual de cada um.
Questão 3
3)Ainda há lugar para a religião no mundo de hoje? Discorra sobre a pergunta respondendo-a com suas próprias palavras e interpretando o pensamento de Rubem Alves sobre o assunto. (Vide O Exilo do sagrado, Capitulo 3)
R: claro que há lugar , A religião como dito no livro envolve-se em questões culturais, crenças, sentidos, pensamentos, aprendizado entre diversas culturas, também entre os meios familiares, social urbano, cientifico e até através da natureza, modo de vida , a religião interliga-se até nos próprios valores de cada um de nós o que nos mostra e levanos a refletir que no mundo atual o qual vivemos cheio de descobertas cientificas,